Cidades

PENEDO cidade histórica alagoana, atração turística nacional!

A Ouro Preto do Nordeste!

 - Localizada ao sul do Estado de Alagoas, erguendo-se imponente sobre um rochedo às margens do Rio São Francisco, a cidade de PENEDO é uma das mais bonitas, antigas e históricas cidade brasileiras e impressiona os visitantes pelo seu rico patrimônio histórico-cultural.

Suas igrejas, convento, Teatro e palacetes do século XVII e XVIII proporcionam uma verdadeira viagem ao passado do Brasil Colonial.

- A cidade de Penedo é um relicário vivo, que conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor, tendo sido palco de acontecimentos importantes do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de suas igrejas.

- Seu povo é educado, gentil e hospitaleiro.

- Distante 157 km de Maceió, e 130 km de Aracajú, por rodovias asfaltadas. Atualmente conta com uma população urbana de aproximadamente 60 mil habitantes.

 Origem do nome– o nome primitivo do Penedo, deveria ter sido “SÃO FRANCISCO”, nome desse notável rio. No linguajar indígena (Caetés), primitivos habitantes, era “OPARA” (Rio do Mar), ou “PARÁ”. O Rio São Francisco foi descoberto em 1.501 por Américo Vespúcio e batizado com o nome do Santo de Assis. No mapa geográfico do Brasil, feito pelo Cantino em 1.502, aparece o nome do Rio São Francisco. Mas, teve o nome consagrado de “PENEDO”.

a presença dos franceses no Penedo, 1522, havia um clima de forte reação dos índios Caetés, contra os colonizadores que ali ficaram. Duarte Coelho Pereira de Albuquerque, Capitania de Pernambuco, organizou viagem ao sul da Capitania, alcançando o Rio São Francisco e, consequentemente, “PENEDO”, com a finalidade de combater os índios Caetés, expulsar os franceses e consolidar o seu domínio na região sul da Capitania. Chegando à “PENEDO”, mandou construir uma Feitoria (armazenagem de mercadorias), como sinal de posse, dando início a povoação do Penedo, 1560.

 Posse Oficial do Povoado

 SÉCULO XVII – como primeiro colonizador, o português André da Rocha Dantas, proprietário de fazendas de gado. Sua esposa D. Maria Barbosa, era descendente da família Lins de Porto Calvo. O território alagoano foi dividido em Sesmarias, num total de 12, e entregues a “homens de qualidade”. Coube a Belchior Álvares Camelo, ser o primeiro Alcaide-Mor de Penedo, a receber terras na Foz do Rio São Francisco. Em 1614, Fernão Vaz Freire, obteve as “Ilhas Genipapo e Perucaba”, as quais com a sua morte, passaram para a Ordem Beneditina. O progresso da zona sanfranciscana era patente, levando o quarto donatário de Pernambuco, em sua viagem à Alagoas, elevar o povoado “PENEDO”, à condição de Vila, com o nome de VILA DO PENEDO DO RIO SÃO FRANCISCO, outorgando-lhe o título de “MUI NOBRE LEAL E VALOROSA”. Esse fato histórico aconteceu em 12 de abril de 1636.

 Invasão Holandesa – Em 1637, a Vila do Penedo foi invadida pelos holandeses à frente Maurício de Nassau que não encontrou o seu rival. Tomou o Rio São Francisco como limite sul de seu domínio. Após três meses, retornou para Recife, deixando o Forte Maurício de Nassau por ele construído na área da atual Catedral Diocesana. Maurício de Nassau chegou a Penedo, não como colonizador e sim como invasor. Durante a sua estadia em Penedo, houve paz, todavia com a sua retirada, a situação de angústia se instalou na Vila, onde perseguições e mortes aconteceram, a ponto da população deixar a Vila, juntamente com o vigário, Padre Manuel Vieira. Em 19 de setembro de 1645, os penedenses, tendo à frente o valente Valentim da Rocha Pita ou Valentim Rocio, auxiliados pelas forças baianas, expulsaram os holandeses de Penedo. Como marco dessa luta histórica, os penedenses fizeram levantar uma CRUZ DE PEDRA no alto do MONTE ALEGRE, depois Cajueiro Grande e hoje, Praça Dr. Manuel Clementino do Monte.

 - DATAS QUE MARCARAM O DESENVOLVIMENTO DO PENEDO.

1770 – Fundação do Hospital de Nossa Senhora da Conceição por João Pereira Alves.

1824 – A Irmandade do Santíssimo Sacramento comprou o órgão da Matriz.

1851 – Criada a Mesa de Rendas Estadual, transformada em Consulado Provincial em 1847.

1858 – Lavrado o Ato de Posse da 1ª Municipalidade do Penedo pelo Tabelião Manuel Furtado de Medeiros.

1860 – Agosto – Mariquinha Pacheco, começou a ensinar piano tendo o instrumento custado 379$000.

1865 – Fundada a Sociedade Phyl’Harmônica Sete de Setembro e projeto do teatro.

1866 – Aberto o Rio São Francisco pelo Decreto Nº 3744, ao trafego internacional.

1867 – 03/08 inaugurada a navegação a vapor Penedo/Piranhas, fazendo o navio Jequitais a 1ª  viagem.

1869 – Surgiu o 1º Jornal – O PENEDENSE.

1869 – Fundada em Penedo, a Sociedade Humanitária Emancipadora Penedense – Movimento Abolicionista.

1874 – Inauguração da Estação Telegráfica.

1878 – Aprovado o projeto da planta do Teatro, da lavra do arquiteto italiano Luiz Lucaryne.

1884 – A 7/09, inauguração do Teatro, sendo a primeira peça encenada “O VIOLINO DO DIABO”.

1905 – Inaugurado o Cais do Porto na gestão do Prefeito Francisco Bento Medeiros.

1913 – Fundação do Colégio Imaculada Conceição.

1916 – Erecta a Diocese de Penedo por Bento XV.

1945 – Erguido monumento na praça do Cemitério nos 300 anos da Expulsão dos Holandeses – 1645-1945.

 

Pesquisado por: Antonio Góes - (Comunicador DRT 5.307/Ba.)

ALGUMAS FOTOS DE PENEDO

 

Contato

Antonio Góes

goesimoveis@ig.com.br/// /goesimoveis@hotmail.com/ goesaj@ig.com.br

Rua Cidade de Belmonte, n.º 39-A Fazenda Rancho Alegre, Via Urbana, CIA Sul. Caixa Postal 3129. CEP 43.700-000 Simões Filho - Bahia - Brasil.

Tele Fax: (71) 3394 1520 Celular: (71) 9185 3321 / 23 / 24

(Sede própria).

Pesquisar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode